COMPARTILAHAR

COMPARTILAHAR

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Solstício de Inverno

★ Solstício de Inverno

Com o inverno chega a noite mais longa do ano e o início do período de “Regeneração da Terra “ . No xamanismo sabemos que, para criar al...guma coisa nova, algo precisa ser destruído. A velha forma é destruída e de sua fonte energética surge algo novo. A própria natureza nos ensina isso, as estações nos ensinam isso: O outono faz desaparecer o sol do verão, acaba com as folhas verdes e torna a paisagem seca. O inverno extermina os pastos com o frio os animais e os homens ficam mais frágeis. A primavera destrói o frio, derrete neves, e as inundações arrancam árvores e aterros ao longo dos rios. O dia mais longo comprime as noites escuras e destrói o frio do inverno. O Sol do verão resseca a terra e gradativamente seca a água e pastos. O verão acaba com a primavera e morre no outono. No xamanismo, acreditamos que é necessária a morte ou destruição da maneira habitual de vermos o mundo. Destruímos velhas crenças e modos de viver.
Tudo no Universo se move com harmonia e em ciclos; a mudança das estações, o nascimento e a morte de galáxias, até nosso próprio senso de quem somos de verdade. Por milhares de anos nossos ancestrais tiveram consciência da vida e morte como um fluxo contínuo. Compreendiam que era importante marcar os ciclos de renovação - como solstícios e equinócios, por exemplo - e acreditavam que fazendo isso ajudavam o cosmos a crescer e mudar.
Estamos chegando no Inverno. É tempo de renovação e purificação. No inverno, podemos transformar os acontecimentos em experiência de vida, nos preparando para períodos de crescimento. Esta é a época adequada para libertar-se de velhos padrões negativos de comportamento, preparar-se para pequenas mudanças e para as mudanças maiores que virão. A energia do inverno ajuda as pessoas a atingirem uma compreensão de suas próprias vidas, a ter a aceitação do que elas alcançaram ou não.

O Solstício de Inverno foi sempre celebrado como a época de repouso do ano. O inverno chega para renovar as esperanças, trazer novas promessas de realização. O momento de purificação e renascimento. O vento frio purifica e limpa a Terra. Faz com que as pessoas fiquem mais em casa, mais para dentro, a fim de manter o calor. No inverno tudo parece estar meio adormecido, congelado, mas, na verdade, grandes crescimentos estão ocorrendo. As sementes que estavam dentro da Terra começam a se enraizar. O crescimento é para dentro. Esse crescimento interior, essas raízes é que permitirão à planta desabrochar na primavera. O inverno existe para desacelerar, reduzir a velocidade e aprendermos a entrar na escuridão e quietude de nossos sonhos. Na estação inverno, nossos corpos não se movimentam tanto quanto no outono e nem como se movimentarão na primavera e verão. Assim vamos buscando a sabedoria e calor do espírito para trazê-los para dentro de nós. Aproveitamos o inverno, para compartilhar mais em casa nossas experiências e ensinos, avaliamos nossas realizações e propósitos, praticamos a paciência e nos preparamos para as mortes e renascimentos.


O inverno é a estação propícia para a paz, para recuperar o poder, perdoar, ter compaixão por tudo à sua volta. É a estação da ressonância harmônica ensinando que além de se harmonizar, você pode levar harmonia, fraternidade, caridade, onde quer que vá, praticando a boa vontade para com toda a humanidade. Celebra a alegria de pertencer, o valor do vínculo familiar e dos relacionamentos. O inverno oferece a energia para revermos tudo aquilo que aprendemos em nossa vida, para incorporar os conhecimentos da Fonte Superior e entender melhor a vida na Terra. 

Perguntas para o Solstício de Inverno:
• Quem eu sou?
• Onde quero colocar o meu esforço?
• Como posso mudar meus padrões de pensamento para atingir meus objetivos?
• Onde posso conseguir melhores fontes de inspiração para as soluções que preciso?
• O que o Universo quer me revelar aqui e agora?
• Qual é a nova ideia que quero semear para nutrir-me no futuro?
• O que preciso liberar para renovar?
• Como posso transformar o negativo em positivo?
• O que preciso para viver mais feliz?


Nenhum comentário:

Postar um comentário