O prana é a energia vital, o sopro de vida, a energia que se encontra principalmente no ar e que, segundo o mestre Swami Sivananda, é " a mais poderosa força vital que se faz visível no plano físico, na condição de movimento e ação, e que no plano mental se apresenta na forma de pensamentos" . O prana é, assim, a força vital do universo, e com ele todo o princípio ativo, de força e movimentação do universo, passam a atuar. É de prana que tudo é feito no universo, e apesar de muitos não o perceberem-- até porque há muita coisa no universo que o homem não percebe-- o prana é extremamente importante para o desenvolvimento do ser. O homem não pode viver sem o prana, e por isso mesmo inconscientemente-- do sol, do ar, da terra, (alimentos) e de inúmeras outras fontes.
Assim dentro do Tantra, o pranayama é a facção que trabalha com as energias físicas e psicofísicas, regulando o movimento respiratório.
A respiração é fundamental para a união do corpo e espírito, e atua sobre todos os corpos. Tanto no Tantra como no Budismo os pranayamas são usados há milênios, e os chineses afirmam que a respiração calma é a ciência da longa vida. Algumas correntes afirmam, que " o número de respiração é o fator que determina a longevidade do homem.
A respiração e a ponte para o contato com você.
a energia vital recebe o nome prana na India e no Tibet, e também na maioria das escolas iniciáticas de todo o mundo. Para os chineses, porém, ela recebe o nome de "Chi , e para os japoneses, " ki".
SUSHUMNA - É a mais importante das nadis, segundo o mestre Sivananda, é o sustentador do universo, o caminho para D'us e para a iluminação. Situsa-se atrás do ânus e liga a coluna vertebral, indo até o alto da cabeça. É tão importante que todas as 72.000 nadis estão conectadas com Sushumna , e é por ela que a energia kundaline se eleva, partindo do Mudahara Chakra e chegando ao Sahasrara Chakra. Quando Kundaline percorre esse caminho , o ser atinge a iluminação. E não há outro caminho para a iluminação senão o trabalho com a Kundalini, ainda que algumas escolas amedrontem seus aprendizes dizendo que esse tipo de trabalho é perigoso. Na verdade, todas as grandes tradições trabalham com a energia kundaline.
IDA - Localiza-se a esquerda da coluna e é chamada de " a nadi da lua" . Ida contém o "nectar da vida", e é ativada pela respiração com a narina esquerda, despertando a intuição, a percepção, a sutileza, os sentimentos e a afetividade.
PÍNGALA - Localiza-se à direita da coluna vertebral e é chamada de "a nadi do sol", Píngala é ativada pela respiração com a narina direita, desenvolvendo a força física e a capacidade de lidar com a matéria e com os assuntos mundanos.
PRANAS
São catalogados 10 diferentes tipos de prana, sendo que os cinco primeiros são de maior importância.
Prana - Fica no coração ( Anahata Chakra ) , e é absorvido principalmente pela inalação de ar. Ao lado de Apana, é a mais importante energia prânica para evolução e iluminação da consciência. É a energia da função de absorção, principalmente por meio da respiração.
Apana - É a força de eliminação e se manifesta na expiraçãode ar. Elimina tudo que é indesejável. Localiza-se no ânus ( Muladhara Chakra ) por onde também penetra no ato de respiração.
atua sobre os órgãos genitais, e manifesta-se ainda, nas excreções.
Udana - Ar interno do corpo, que se move debaixo para cima. Localiza-se na garganta ( Vishinudha Chakra ), de onde caminha para o cérebro ( Sahasrara Chakra )
Vyana - Ar interno do corpo, que retrai e expande. Sua principal função é vitalizar o sistema nervoso e promover a circulação do ar.
Samana - Está situado nos chakras baixos, na altura do plexo solar, Atua sobre o fígado, rins e aparelho digestivo.
Dhanamjaya - Atua na desintegração dos organismos mortos.
Naga - Causa o vômito.
Krkara - Provoca a sensação de fome.
Kurma - Ocasiona o fechamento das pálpebras.
Deva Datta - Produz o bocejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário